terça-feira, 18 de maio de 2010

Você fuma na frente do seu cão?

Bom dia a todos!

Dando um bizu nos blogs por aí, encontrei uma matéria muito importante no Nós, os Cachorros e pedi autorização para publicar aqui para vocês...


Aí vai:


"Gastamos muito tempo tentando manter nossos animais de estimação em forma e saudáveis.


Entretanto, embora nos preocupemos constantemente com o alimento que damos a nossos bichinhos ou com a quantidade de exercício que fazem, com que freqüência consideramos a possibilidade de sofrerem de uma doença fatal causada por nossa própria mão, quando portando um cigarro?


Há poucos estudos sobre o efeito da fumaça do cigarro em animais. Entretanto, o Dr. Anthony Moore da Universidade de Massachusetts revelou que viver em uma casa com fumantes aumenta consideravelmente o risco de um gato ou cachorro ter linfomas. O Dr. Moore espera que novas pesquisas ligando fumo passivo aos tipos mais comuns de câncer em animais de estimação estimulem pessoas à deixar o vício. "Penso que há muitas pessoas que não deixariam de fumar por elas mesmas nem por suas famílias, mas deixariam por seus gatos e cachorros", diz esperançoso.


Embora haja ceticismo a respeito das pesquisas, é claro que seu animal de estimação está sujeito à fumaça de cigarros dentro da casa e que seu sistema respiratório sente os efeitos. Alguns veterinários dizem que a fumaça se torna mais concentrada a níveis baixos e usam este dado em defesa de nossos animais. Apenas 15% da fumaça do cigarro é inalada pelo fumante. O restante é dispersado na atmosfera, expondo bichinhos a mais de 400 toxinas. Essa fumaça tem mais de 40 substâncias causadoras de câncer, assim como monóxido de carbono.


Shirley Beardsworth, dona da Cocker Spaniel Meg Beardsworth, vencedora em Crufts, pensou nos efeitos que o fumo teria em seu animal a longo prazo. Depois de decidir parar de fumar, percebeu que não estava apenas colocando sua vida em risco, mas também a de seu animalzinho. "Meg, espirrava e saia correndo da sala quando eu acendia um cigarro," recorda, "mas desde que parei de fumar, ela está em ótima forma. Continua ganhando campeonatos e até vencendo cães mais jovens."


Pesquisas recentes mostram que fumaça do cigarro está relacionada a outras doenças em animais de estimação, como a asma. Estudos demonstram que a exposição à fumaça do tabaco está relacionada ao câncer nasal e à sinusite de cães. A constante exposição à fumaça do cigarro certamente não deixará seu animal de estimação mais saudável, mais feliz e em forma. Em um ambiente perfeito, um animal não deve entrar em contato com nenhuma fumaça de cigarro, então porque não fumar fora de casa?


Melhor ainda, pelo seu bem e pela saúde do seu bichinho, pare de fumar!"

Comentário adicional:

O fumo passivo oferece maior risco de câncer aos cães com focinhos compridos, como os das raças collie e afghan hound. Uma pesquisa da Faculdade de Medicina de Universidade do Colorado (EUA) mostrou que cachorros com essa característica tem duas vezes mais chances de desenvolver câncer no nariz.

Segundo uma das cientistas, os animais de focinho longo teriam capacidade de armazenar a fumaça e todos seus componentes tóxicos nessa região do corpo, enquanto os de focinho mais curto, quando convivem com fumantes, estariam mais propensos ao câncer de pulmão.
 



Bom... é isso aí...


Até o próximo Post....


;-)

----
Por Bruna Balzana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário