quinta-feira, 13 de maio de 2010

Método Clicker

Acabei de voltar de uma caminhada com a Marié . Ela adora, e eu também. Hoje fez uma manhã linda e saímos para uma volta , 3 km. Aqui no meu bairro tem uma ciclovia e quando o tempo está bom sempre vamos passear lá. A Marié me acompanha e fica sempre do meu lado, é um barato.

Achei um vídeo fantástico na Internet! É uma sessão de adestramento onde o rapaz mostra como ele usa o método do clicker para treinar seu golden retriever de 11 semanas de idade. Lembre-se: esse método funciona com cães de todas as idades.

O objetivo dele nesse video é ensinar o cachorro a deitar na caminha. Ele tem na mão o que se chama clicker, muito comum aqui nos EUA. É só um brinquedinho com um botão que faz um clique, nada mais.

Você vai ver: é uma sessão de treinamento de 10 min. feita na sala da casa dele. Esse é o tipo de treinamento de 10 ou 15 min. por dia que você vai fazer com o seu cachorro. O vídeo é falado em inglês, mas com a explicação abaixo, qualquer um vai entender o que está acontacendo perfeitamente.

Siga o link abaixo e veja. Espere um pouco que às vezes demora para carregar.

Video de treinamento com clicker
http://www.youtube.com/watch?v=zLkvU-7DEP0

O princípio é o seguinte:

1) O dono fica quieto no canto e toda vez que o cahorro vai em direção à caminha o dono clica e lhe dá um petisco, não precisa nem chegar na caminha no começo. Cada vez que o cão se move na direção da caminha ele clica e lhe dá um petisco.

2) Quando o filhote chega na caminha, ou senta na caminha ele clica e dá 2 petiscos (reforço duplo), porque este é o comportamento desejado.

3) O cachorro aprende que quando ele faz algo, ele ouve o clique e ganha o petisco. Ele ainda não sabe qual é o comportamento que gera o reforço mas você vai ficar surpreso o quão rápido ele aprende.

4) Se o cachorro late ou pula no dono (comportamentos que você quer evitar), o dono vira as costas para o cão e o ignora por alguns segundos. Lembre-se: o que o cão mais quer é a sua atenção. Se você vira de costas, ele aprende logo que quando ele late ou pula, ele perde a sua atenção.

5) Quando o cachorro entende que ir para a caminha é o que lhe dá o clique e o petisco, o dono introduz a palavra-comando. No caso ele está dizendo "Go to your mat". que é "Vá para sua caminha" em inglês. Você pode dizer "caminha", ou "casinha", ou qualquer palavra que você quiser. Assim o cachorro associa a palavra-comando com o comportamento desejado.

6) Inicialmente o dono fala a palavra-comando quando o cão está na caminha para facilitar a associação, mas lentamente o dono vai dando o comando antes, ordenando o cachorro a ir para a caminha. Repare como o cachorro aprende rápido.

7) À medida que a sessão de treinamento continua, o dono vai dificultando. Agora ele só dá o reforço se o cachorro se deita na caminha. Assim , ele vai ensinando que não basta ir para a caminha , mas o cão deve deitar-se para receber o reforço.

8) Depois o dono começa a jogar o petisco um pouco mais longe da caminha, e o cão tem que voltar sem se distrair. O dono também vai se afastando da caminha, assim o cão tem que ir na direção contrária à do dono para receber o reforço.


Video de treinamento com clicker
UAU! Imagina o SEU cachorro se comportando desse jeito! Imagina você mandando ele fazer alguma coisa e ele obedece. Imagina nunca mais ter que limpar cocô e xixi pela casa toda. Imagina passear com ele na rua sem puxar, ou latir, etc.

Bem é isso aí! É impressionante como o filhote no video aprende rápido, os dois estão se divertindo e não há nenhuma bronca ou punição. Cães adultos podem demorar um pouco mais para aprender, mas se você tiver um pouquinho de paciência, todos eles aprendem. Logo logo o seu cachorro vai estar aprendendo assim.

O método de adestramento que eu falo segue os mesmos princípios desse video. Espero que você continue lendo meus posts e continue aprendendo mais sobre o método.

Nenhum comentário:

Postar um comentário